cirurgia-robotica-6
A cirurgia robótica, também conhecida como robô assistida, é a evolução da cirurgia laparoscópica minimamente invasiva, com a superação das principais limitações. Com pinças articuladas e visão 3D, o procedimento permite a junção perfeita da visão tridimensional e dos movimentos articulados da mão humana da cirurgia aberta com os benefícios da cirurgia minimamente invasiva, com incisões menores e mais estéticas, menor dor pós operatória, alta hospitalar  mais precoce, retorno mais cedo as atividades de trabalho, menor infecção dos sítios cirúrgicos, menor perda sanguínea e necessidade de hemotransfusões.

cirurgia-robotica-1

Na cirurgia robô assistida, o cirurgião realiza todas as incisões para a entrada das pinças robóticas e, depois de acoplada as pinças ao robô, passa a controlar do console robótico todos os movimentos. Todo processo é seguro e todo controle está nas mãos do cirurgião, que comanda os movimentos das pinças robóticas e se aproveita da maior precisão e delicadeza dos movimentos. Outro benefício é a qualidade da visão 3D, magnificada em 10 vezes para melhor visualização das estruturas e dissecção mais delicada dos nervos, vasos e estruturas nobres, o que permite cirurgias mais precisas, com movimentos mais delicados e melhores resultados funcionais.

cirurgia-robotica-2

Na urologia, a cirurgia robótica apresenta grande beneficio na prostatectomia radical (cirurgia para a cura do câncer de próstata) e na nefrectomia parcial (cirurgia para cura do câncer de rim). Em ambas as cirurgias a visão 3D magnificada e a precisão das pinças articuladas permitem a delicadeza e precisão necessária para retirada do tecido tumoral, com preservação de todas as estruturas importantes para a manutenção da continência urinaria, da potência sexual no caso da cirurgia para o câncer de próstata e da preservação do máximo de tecido renal saudável no tratamento do câncer renal.
cirurgia-robotica-4

Atualmente, a única plataforma robótica comercializada mundialmente é o Sistema Da Vinci de cirurgia robótica. Para a realização desse tipo de cirurgia é necessário que o cirurgião possua a habilitação e o treinamento que o qualifique para a prática. No Brasil, poucos urologistas possuem essa qualificação. Na equipe da Clínica Up, existem dois urologistas treinados e habilitados para realização desse tipo de procedimento.


cirurgia-robotica-3